24 de abril de 2017

A Teoria de Tudo *Jane Hawking*


Se você acha que esse livro é um romance, sim você acertou....se você acha que esse livro é um drama, também acertou.....mas ele vai muito além disso! O livro conta história de Jane e Stephen Hawking, um dos maiores gênios da ciência da atualidade, e que aos 21 anos foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa sem cura, e também sem muita perspectiva de vida. Nesse momento Jane e Stephen estavam vivendo o ápice do amor, e decidem casar e seguir a vida até onde fosse possível, vencendo barreiras e lutando contra a doença.


Mas o que o livro mostra mesmo não é só o lado lindo do relacionamento, ele mostra todas as dificuldades que enfrentaram, principalmente Jane, já que o livro foi escrito e narrado por ela, mostrando como sua rotina de mãe de 3 filhos e com Stephen extremamente debilitado, era difícil e sofrida.


Tem partes do livro que ficamos com raiva da Jane, mas temos que ser compreensivos e entender que dentro daquele livro aconteceu uma vida de mais de 25 anos, e se temos dias que a vontade é correr e sair gritando, imagina ela vivendo uma rotina desgastante. Uma coisa que nunca julguei lendo o livro, foi o amor que a Jane sentia pelo Stephen, isso é muito claro e perceptível, porque se não tivesse havido amor, tenho certeza que não teria durado o quanto durou, e não teria perdurado o quanto dura, pois achei lindo ela relatar que o carinho e o convívio continuaram mesmo depois da separação deles. (não vou considerar spoiler, porque a história deles é publica, né.....me perdoem...rsrs)


Confesso que apesar de ser uma historia linda, eu achei o livro muito cansativo, demorei pra conseguir terminar, porque não existe muito dialogo, é somente a Jane contando os fatos cronologicamente. Então em algumas partes a leitura fica massante.
A Teoria de Tudo é uma versão resumida do livro de memorias original que foi escrito em 1999 com o nome de Music to Move the Star: A life with Stephen, e em 2007 ele foi atualizado e relançado com o nome de Travelling to Infinity: My Life with Stephen.


Mas pra quem não tem muita paciência pra leitura, a boa noticia é que o livro fez tanto sucesso que inspirou a produção do filme A Teoria de Tudo, e que por sinal é lindo e muito fiel a historia deles. Pesquisei na internet e descobri que tiveram um cuidado tão grande com o filme, que até a caracterização dos personagens foi super detalhista, sendo o mais fiel possível.


Vale muito a pena ler o livro, ou pelo menos assistir o filme. Então pra dar uma instigada na galera, vou deixar o trailer aqui em baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...