26 de dezembro de 2011

Sabonete: Mocinho ou Vilão?



Acho que o cosmético mais essencial é o sabonete (Oi? Sabonete é cosmético, viu...assim como a pasta de dente, o enxaguante bucal, o shampoo, etc., e não só os creminhos que usamos), usamos todos os dias e várias vezes.

Mas será que ele é tão bom como as propagandas que vemos por ai???

Vamos por partes, né!! Temos 2 tipos de sabonetes: liquido e em barra.
E dentro disso temos diversos tipos, como: infantil, bacteriano, hidratante, glicerinado, entre outros.

Antes de tudo, quero ressaltar que o Ph da pele é de 5,5....lembrem-se disso!!!

Agora vamos voltar ao sabonete:
Tanto o sabonete liquido, quanto o em barra tem os mesmo ativos (fazem o trabalho) e excipientes (dão a forma), porém para o sabonete chegar na consistência de barra é adicionado Hidróxido de Sódio (prazer, Soda Caustica), o que faz o Ph do sabonete ser elevado entre 9 e 11, enquanto o liquido que não tem adição de hidróxido de sódio fica em torno de 5,5 (Ph da pele, lembra?!).

Vamos imaginar a nossa pele todos os dias depois do banho com um sabonete em barra: parece que estamos "esticadas", certo? E não importa a marca (Dove, Natura, O Boticário, Lux, etc) e nem o tipo (hidratante, refrescante, infantil, etc). A questão é o hidróxido de sódio, que eleva de qualquer forma o Ph, mesmo que o sabonete tenha 1/4 ou até metade de creme hidratante.

E com isso, todo santo dia a sua pele se desestabiliza pela alteração do Ph (5,5 para 9), e nem mesmo o melhor creme hidratante vai salvar a sua pele (lembrando que os cremes hidratantes tem o Ph sempre próximo de 5,5...mas isso a gente fala em outro post), e com isso a pele pode começar a apresentar sinais de expressão antes do tempo, pois o hidratante não vai ter o mesmo efeito, justamente pelo Ph estar desequilibrado, e o hidratante tentar apenas regular o Ph da pele.

Pausa para reflexão: imaginem uma piscina, ela tem Ph também (neste caso o Ph ideal de uma piscina é 7, que é o Ph da nossa lágrima), e se o Ph estiver desequilibrado os produtos não fazem efeito, o cloro some mais rápido, os produtos de limpeza não funcionam...então pensem dessa forma com a sua pele também.

A melhor opção é o uso do sabonete liquido, e nem precisa ser daquele caríssimos (claro que se você preferir, tem toda a questão de gosto, de sensorial), pode ser aqueles baratinhos que encontramos em perfumaria, tipo 1 galão de 4 litros por R$ 5,00...esse ai já vai resolver o seu problema, ele vai limpar a sua pele, mas sem desequilibrar a flora natural, o que também faz com que apareçam menos bactérias (ruins, porque também temos bactérias boas na pele).

Com isso, o hidratante vai fazer o efeito que deveria, apenas hidratar a pele, pois o Ph esta balanceado.

E um outro detalhe, é a higiene...um sabonete em barra pode ser utilizado por diversas pessoas, e cada uma deixa um pouco de bactéria nele, que ali paradinho no banheiro (úmido, quente e frio, várias vezes ao dia) se transformam em fungo. E mesmo que cada um tenha um sabonete exclusivo, ele também cria fungos, simplesmente pela exposição.

E isso também vale para as esponjas de banho, elas também acumulam bactérias que se transformam em fungos, e o ideal é que elas sejam bem lavadinhas ao final do banho e colocadas para secar fora do banheiro, devido a constante mudança de temperatura.

Apenas para complementar vou abordar o bactericida também, que quando assistimos nos comerciais, ele é milagroso, mata todas as bactérias e ficamos super protegidos....MENTIRA!!!
O sabonete bactericida mata sim as bactérias, só que ele mata as boas, as responsáveis por proteger a nossa pele. E sabe o que acontece quando elas morrem??? As ruins tomam conta, e ainda por cima mais fortes....ai é que ouvimos falar das superbactérias, que se tornaram resistente ao Triclosano (agente antisséptico presente no sabonete bactericida).

Claro que ninguém vai morrer ou ficar sem a pele por usar sabonete em barra, todo mundo sempre usou e estamos todos ai, mas agora é parar e pensar no que realmente estamos fazendo com a nossa pele, e se isso vale a pena!!!

4 comentários:

  1. Adorei o post!!! Eu só uso sabonete liquido até pela higiene né?! Pensa, na minha casa são 5 pessoas, todas usando o msm sabonete me dava coisas...rsrs.. hj em dia só uso liquido!! rs

    Bjukas!!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. @Gigi É bem melhor mesmo, e a pele fica muito mais macia.

    ResponderExcluir
  3. Katia amei esse post! Parabéns pela iniciativa! Vamos divulgar ao máximo informações de qualidade na net... porque de bobagem ela já ta bem cheia!!!! rs Ficou muito bom!!!

    Bjs - Torcendo por vc sempre! ;D

    ResponderExcluir
  4. @Ana Obrigada Ana, que bom que gostou, tento ao máximo postar informações verdadeiras, pois como disse, de besteiras a net já esta cheia...rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...