25 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Outubro é o mês da luta contra o câncer de mama, o qual, dentre os câncer, o que mais afeta a população, em geral mulheres, mas os homens também podem desenvolver esse tipo de câncer.

E antes de tudo, vale lembrar que não é só o câncer de mama que deve ter destaque na luta em busca da cura, e sim todos os outros tipos de câncer.

O câncer é uma doença muito ingrata, pois infelizmente na maioria dos casos, a cura não é encontrada. Eu já perdi parentes, e amigos por conta do câncer, inclusive há pouco mais de 2 meses perdi uma pessoa muito querida por causa do câncer de mama, e isso é muito triste.

Tenho também pessoas muito importantes na minha vida que se curaram de câncer, mas mesmo a cura é muito difícil, o tratamento é muito doloroso....e espero que num futuro muito próximo não exista mais mortes devido ao câncer, torço para que o câncer nem sequer exista.

Vale ressaltar que apesar de ser o câncer de maior índice, o câncer de mama é o que tem o maior percentual de cura, graças a campanhas de prevenção e conscientização da população.

O Outubro Rosa começou nos anos 90, e remete ao laço rosa que era distribuído as participantes da Corrida pela cura, realizada anualmente em Nova York.

No Brasil o Outubro Rosa chegou em 2002, quando o primeiro monumento foi iluminado com a cor rosa, que foi o Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.


Em 2008 a campanha tomou maior proporção, e  no mês de Maio, a Fortaleza da Barra na cidade de Santos/SP foi iluminada em homenagem ao dia das mães e o dia estadual da prevenção do câncer de mama (3° domingo de maio).



E a partir daí outros monumentos brasileiros receberam a iluminação rosa no mês de Outubro.

Cristo Redentor - Rio de Janeiro/RJ

Pinacoteca Benedicto Calixto - Santos/SP

Ópera de Arame - Curitiba/PR
Memorial JK - Brasília/DF
Igreja da Penha - Rio de Janeiro/RJ
Vinícola Salton - Bento Gonçalves/RS
Opera House - Sidney/Australia

Casa Branca - Washington DC/EUA

Aos poucos o mundo todo está se conscientizando quanto a importância do diagnóstico precoce, e é claro que não devemos nos preocupar somente no mês de Outubro, e sim o ano todo, pois o câncer não escolhe o mês para chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...